A inteligência coletiva já existia antes do advento da internet, o que acontece após a chegada da rede é o empoderamento da inteligência devido ao ganho de espaço nesse novo espaço de comunicação, potencializando o fluxo de dados, onde todos podem ler, escrever, compartilhar e absorver. Todos os aspectos da cognição social são empoderados.
A inteligência coletiva não acontece apenas individualmente e sim a nível coletivo social, onde há a contribuição de um só para o todo e do todo para um, onde todos estão interligados, partilhando de diversas fontes em comum.
Segundo Pierre Lévy a ideia é sempre melhorar a inteligência coletiva que temos em relação ao que tínhamos antes.
Em relação ao campo educacional universitário, o sociólogo afirma que o professor tem como uma das suas funções principais, desenvolver habilidades nos alunos para que haja contribuição das partes para com a inteligência coletiva eficiente.
“Talvez poderíamos ser um pouco despóticos e autoritários em ensinar às pessoas as habilidades necessárias para adquirir uma autonomia que nos leve a uma inteligência coletiva emergente eficiente.”
Dentro destas habilidades a serem desenvolvidas, podemos citar a consciência de rede(seleção de fontes, partilha de valores e comportamento), a ética(responsabilidade online), o pensamento crítico(estímulo à crítica), a busca pela transparência e a curadoria de dados(gerenciamento do conhecimento pessoal. Ex.: Blogs).
Segundo Levy não existe um educador oficial para isso, porém aquele que põe em prática tais habilidades e manuseia os meios de comunicação e mídias, estão mais aptos a proporcionar maior imersão e contribuição ao todo.
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