Este é um pequeno resumo sobre o último capítulo do livro de Eric Hobsbawm, “Rumo ao Milênio; Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991)”.
Segundo Eric Hobsbawm o século XX foi uma época marcada por catástrofes ao extremo, ele acabou numa desordem global de natureza desconhecida e sem um mecanismo certo para acabar com ela ou mantê-la sob controle. O motivo dessa impotência estava não só na profundidade e complexidade da crise mundial, mas também no aparente fracasso de todos programas para controlar e melhorar os problemas da raça humana.
Sobre as guerras religiosas que ocorreram no século XX, a força da religião não estava na capacidade de mobilizar emoções próximas à religião, mas sim nas promessas de dar soluções aos problemas de um mundo em crise, no fim não conseguiram alcançar esse objetivo. Equivalentes divinos ou eram abstrações, ou políticos venerados como divindades, falsos deuses como podemos comparar com os dias atuais.
As décadas de crise demonstraram limitações das várias políticas da Era de Ouro, mas ainda sem gerar alternativas convincentes. Revelaram também as imprevisíveis e impressionantes consequências sociais e culturais, da era da Revolução Econômica mundial, um crescente número de desempregados, além das consequências ecológicas de potencial catastrófico. Resumindo, revelaram a perda de controle das consequências coletivas da ação humana.
O autor encerra sua obra com uma série de incertezas provenientes do novo século.
Em uma entrevista na década de 1990 Eric Hobsbawm expõe sua visão sobre o próximo século e o futuro da humanidade. Pode-se dizer que ele acreditava que os problemas gerados pelo capitalismo e pela tecnologia continuariam devido a capacidade do ser humano de criar novos produtos e serviços extraordinários, o que de fato ocorre com o passar dos tempos e provavelmente continuará acontecendo de forma irreparável ao mundo.
Por ele ter tido uma vida convencional, acreditava que os jovens que vivem sem um convencionalismo regular ou sob orientações antigas, não consigam perceber o perigo de certas ações e de que nem tudo é possível, gerando impactos em vários setores.
De certa forma o sofrimento continuará em várias partes do mundo, sejam em grandes continentes ou em pequenos lugares com poucos habitantes devido à desigualdade potencializada e bola de neve que o século XX acabou empurrando pra frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário